quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Alterações na legislação de cadeiras-auto em 2017

Sabia que em breve as crianças com menos de 125 cm não poderão utilizar cadeiras sem encosto (assentos elevatórios)? Descubra todas as alterações que entrarão em vigor em breve na legislação das cadeiras-auto.
Considerando que a tecnologia e a sociedade estão em constante evolução, também a legislação das cadeiras-auto sofrerá alterações de forma a garantir produtos seguros. Em conjunto com governos, organizações de consumidores e outros parceiros da indústria, a Bébé Confort sempre esteve muito envolvida no desenvolvimento de regulamentações europeias de segurança automóvel para crianças.
A legislação europeia actual de cadeiras-auto irá mudar em 2017, com consequências para ambas as legislações actuais R44/04 e a mais recente R129 (i-Size).
Fase 2 da normativa R129 - Verão de 2017
A normativa R129 é a mais recente das legislações de cadeiras-auto na Europa. Desde finais de 2013 a primeira fase (de três) da normativa R129 - também denominada por i-Size - está em vigor, abrangendo cadeiras-auto para crianças desde o seu nascimento até aos 105 cm. A partir do Verão de 2017, a segunda fase da R129 será implementada.
Esta segunda fase da legislação terá um maior impacto nas cadeiras-auto para crianças acima dos 100 cm. Tal como a fase 1 da R129, os testes e critérios melhoraram significativamente em comparação com a R44/04 ao serem utilizados dummies mais precisos e adicionando aos testes já existentes de impacto frontal o impacto lateral.
Adicionalmente, a classificação das cadeiras-auto mudou de kilogramas para centímetros. A maioria das vezes os pais sabem melhor quanto medem os seus filhos versus quanto pesam e, por isso, é mais provável que escolham a cadeira-auto mais indicada.
Outra melhoria introduzida na R129 em detrimento da R44/04 é o melhor encaixe nos automóveis, graças aos acordos realizados entre os fabricantes de cadeiras-auto e de automóveis. As cadeiras-auto para crianças dos 100 aos 150 cm não se encontram sujeitas por lei a ter um sistema ISOFIX, que será apenas opcional.
Quando a fase 2 da R129 entrar em vigor (Verão de 2017) a legislação existente R44/04 para estes produtos não deixará de ter aplicação, antes ambas as legislações coexistirão em paralelo. Com efeito, os consumidores poderão escolher se pretendem ou não seguir a normativa europeia mais recente para cadeiras-auto. A R129-02 não permitirá a comercialização de assentos elevatórios sem encosto; no âmbito da R129-02, todo o tipo de assentos elevatórios vendidos após o Verão de 2017 terão de ter encosto.
Dependendo do país, a legislação nacional continua a estabelecer se a criança precisa de utilizar cadeira-auto até aos 135 ou 150 cm - isto não irá mudar.
R44/044: proibição de uso de assentos elevatórios para crianças < 125 cm a partir de Janeiro 2017
De futuro, as crianças com menos de 125 cm não poderão utilizar cadeiras sem encosto (assentos elevatórios). Como primeiro passo importante nesse sentido, a legislação existente R44 mudará em Janeiro de 2017 de forma a que os novos assentos elevatórios desenvolvidos sem encosto sejam apenas permitidos a crianças acima dos 125 cm. Os modelos mais antigos sem encosto para crianças abaixo dos 125 cm continuarão a estar disponíveis no mercado, mas apenas por um tempo determinado.
Isto implica que todas as crianças abaixo dos 125 cm devem usar uma cadeira-auto adequada, para sua melhor protecção.
Uma cadeira-auto adequada assegura uma melhor fixação do cinto sobre os ombros e uma maior protecção em caso de impacto. Este é um argumento muito importante visto que outros dispositivos de segurança automóvel (tais como cintos de segurança automóvel ou airbags de cortina) não são normalmente desenvolvidos para crianças abaixo dos 125 cm.
A Bébé Confort acredita realmente que as crianças acima dos 15 kg, que corresponde a cerca de 105 cm, não estão suficientemente protegidas quando utilizam apenas um assento elevatório. Por isso, recomendamos vivamente que utilizem uma cadeira-auto adequada até pelo menos os 125 cm ou 22 kg.
Fonte: Bébé Confort

© 2014 bybebé. Todos os direitos reservados.