quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Nomes de Bebé mais usados em 2015

Se está à procura de nome para o seu bebé, dê uma vista de olhos nos nomes mais populares de 2015. Os nomes mais tradicionais predominam, no entanto nomes menos comuns começam a ganhar peso em Portugal. Se procura um nome único, também os há.

A verdade é que muitos pais têm dificuldade na escolha do nome do filho, já que existem muitíssimas opções... Muitos escolhem um nome de alguém da família, ou de alguém que lhes é querido, um nome que seja alusivo a uma pessoa que admiram, ou simplesmente um nome de que gostem. No entanto, é sempre bom ver os nomes que vão sendo atribuídos e, por mera curiosidade, ver com quantos outros bebés o nosso filho vai partilhar o nome.

Em 2015 foram registados mais de 4000 nomes diferentes para meninos e meninas em Portugal.  Os clássicos Maria e João foram, uma vez mais, a primeira opção dos pais Portugueses na escolha do nome do seu/sua bebé. O consenso parece ser maior nas meninas: o nome Maria foi registado 5324 vezes, enquanto o nome João foi utilizado 1932.

Nas meninas, tal como mencionando, o nome mais popular foi Maria; logo a seguir vem Leonor com 1999 registos, que sobe um lugar em relação ao ano anterior, deixando o nome Matilde em terceiro. O nome Beatriz mantém o quarto lugar, seguido de Carolina, Mariana, Ana e Inês respectivamente. Margarida e Sofia ficam com os últimos lugares no top 10 das meninas. 

No ano de 2015, no caso das meninas, verificou-se um aumento do uso de nomes tradicionais como Laura, Francisca, Joana, Madalena ou Mafalda. Mas se o nome Deolinda era um dos mais populares nos anos 20, agora apenas foi escolhido para duas bebés.

Por outro lado, opções menos comuns até aqui, como Lara, Luana, Bianca, Íris ou Letícia, são cada vez mais usadas. Um dos casos mais interessantes deste ano é o de Luena, que passou de 8 registos em 2014, para 94 em 2015, entrando assim no top 100! Será por influência da personagem Luena (interpretado por Rita Pereira) na telenovela "A Única Mulher"?

Quase no fim da lista, numa tendência decrescente, estão as Andreas e as Cátias, seguidas das Judites, Adelaides, Eugénias, Graças, Manuelas e Fernandas.
Top 10 Nomes Menina 2015, com nº de Registos.
Comparação 2014 e 2015 Nomes de Menina.
No que diz respeito aos meninos, além de João o nome mais comum é Martim, com 1778 registos, seguido por Rodrigo, Santiago e Francisco. O sexto lugar pertence a Afonso e o sétimo a Tomás. Seguem-se os nomes Miguel, Guilherme e Gabriel com o décimo lugar, que se tornou a novíssima entrada no top 10. 

Outras opções comuns, também muito usadas, são Gonçalo, Pedro, Tiago, Rafael, Lourenço, Lucas, Salvador, Vicente, Simão ou José. Menos comum, o nome Diego, surge como uma opção cada vez mais usada, quando há uns anos estava bem mais abaixo na lista. Escolhas como Luís, Jaime e Fernando ainda vão surgindo, mas cada vez menos, tal como Alberto, Amadeu ou Alfredo.
Top 10 Nomes Menino 2015, com nº de Registos.
Comparação 2014 e 2015 Nomes de Menino.
Quanto a nomes de bebé para 2016, sabe-se que os primeiros bebés do ano em Portugal foram nomeados de Francisca, Francisco e David.




Fonte: Jornal Público e Instituto dos Registos e Notariado (IRN)

© 2014 bybebé. Todos os direitos reservados.