quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Onde colocar a cadeira-auto?

O lugar mais seguro para transportar crianças no automóvel é no banco da retaguarda e de preferência na posição do meio. Saiba porquê e tome uma decisão mais informada :-)


Qual é o lugar mais seguro para a cadeirinha do seu bebé?1?, 2?, 3?, 4?
Posted by bybebé on Wednesday, October 28, 2015

O lugar da frente (4)

São muitos os pais que nos perguntam: “Posso colocar a cadeira-auto no banco da frente?”. A frequência desta questão reside no facto de muitos pais gostarem de poder manter os seus filhotes debaixo de olho e por isso desejarem instalar a cadeira de bebé no banco da frente. Mas, para além de as crianças estarem mais protegidas no banco traseiro, conduzir e tomar conta de um bebé, em simultâneo, não é uma tarefa recomendável. (Se a criança tiver de ser acompanhada por questões de saúde, a melhor solução, caso seja possível, é solicitar ao cônjuge, ou a outro adulto, para ir também no banco de trás.)
Do ponto de vista legal, transportar uma criança no banco da frente é possível:
  1. “Se a criança tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda” (estando o airbag frontal desactivado no lugar do passageiro) [Alínea a) do n.º 2 do artigo 55.º do Código da Estrada];
  2. “Se a criança tiver idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos de segurança no banco da retaguarda, ou não dispuser deste banco.” [Alínea b) do n.º 2 do artigo 55.º do Código da Estrada]
Estas são as condições estabelecidas pelo Artigo 55.o do Código da Estrada. No entanto, as organizações que se dedicam ao estudo da segurança rodoviária recomendam que o transporte de crianças em automóvel se faça preferencialmente nos bancos da retaguarda. Uma análise desenvolvida na Austrália, envolvendo 30631 crianças com menos de 13 anos, demonstrou que as crianças sentadas no banco da frente eram 60% mais propensas a sofrerem uma lesão grave e o risco de morrerem era a 2 a 4 vezes maior, em comparação com as crianças que viajavam no banco traseiro.
Se tiver mesmo de instalar a cadeira no banco da frente, para além de atender às condições legais acima enunciadas, deverá ter em atenção os seguintes pontos:
  • Nunca coloque uma cadeirinha na frente caso haja um airbag do passageiro activo nesse lugar. Para além de ser ilegal, pode causar lesões no organismo do bebé resultantes de um impulso indesejável e nefasto no caso de atuação. Certifique-se de que o veículo não possui airbag frontal, ou que este pode ser desactivado, ou que o carro tem sensores que desligam automaticamente o airbag aquando da instalação de uma cadeirinha. De qualquer modo, não se esqueça que é melhor transportar o bebé atrás!
  • Se não tiver alternativa (se preencher os requisitos da hipótese 2. acima, caso tenha um carro comercial, por exemplo) e necessitar de instalar uma cadeira voltada para a frente no banco dianteiro, assegure-se de que esta está o mais afastada possível do tablier do automóvel.
Em suma e regressando à pergunta que muitos pais nos fazem, pode colocar a cadeira-auto no banco da frente, mas não deve… Os condutores portugueses estão cientes disto pois, com base nos resultados de um inquérito realizado pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), Cybex e Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), estima-se que esta posição é utilizada para transportar crianças em apenas 3% dos casos.

O lugar atrás do banco do condutor (3)

A utilização deste lugar é condicionada pelo facto de a criança ter de entrar e sair pelo lado da estrada. Contudo, se estaciona habitualmente com o lado do condutor junto a um passeio, esta pode ser uma posição a considerar para instalar a cadeira-auto.
Trata-se de um lugar mais seguro por estar no banco da retaguarda, mas como, em termos estatísticos, é mais susceptível de ser afectado em caso de acidente, é considerado uma opção secundária em relação aos outros dois lugares traseiros.
De acordo com o inquérito anteriormente citado, a frequência de utilização deste lugar, pelos automobilistas portugueses, para transportar crianças, é de 30%.

 Espelhos para quando o bebé viaja de costas para a estrada
Espelhos para quando o bebé viaja no sentido inverso ao da marcha

O lugar central do banco da retaguarda (2)

O lugar do meio do banco de trás é um dos menos utilizados. Todavia, de acordo com um dos estudos que analisou esta questão de modo mais exaustivo, as crianças que circulem sentadas no lugar central do banco traseiro têm 43% menos riscos de lesões, em comparação com as crianças que estejam nas posições laterais. Isto não significa que os lugares laterais não providenciem uma excelente protecção, mas sim que o lugar central tem o menor risco em termos de lesões graves.
Apesar de o impacto frontal ser o tipo de colisão mais frequente, as investigações realizadas nos E.U.A., por exemplo, realçam o facto de os impactos laterais e os capotamentos serem responsáveis por um número similar de mortes de crianças em acidentes de carro. A maior segurança do assento do meio decorre da maior distância em relação ao impacto em caso de colisão.
Pode transportar um bebé no banco central da retaguarda, desde que tenha um dispositivo de retenção adequado e o lugar do meio disponha de cinto de três pontos, ou de âncoras de fixação Isofix.
É recomendável que não instale a cadeirinha neste lugar caso o encosto do banco tenha um braço de descanso, ou qualquer outra parte amovível. Também deve ter em atenção que, na maioria dos veículos, o lugar central é habitualmente mais estreito do que os laterais, o que dificulta a correcta e fácil instalação da cadeirinha. Por outro lado, é frequente os assentos terem formas anatómicas que adicionam conforto aos lugares laterais mas dificultam a colocação da cadeirinha no lugar central. Para além disso, se tiver uma cadeira-auto com Isofix ou i-Size só poderá utilizar o lugar do meio caso este tenha âncoras Isofix.
A resposta correcta à pergunta “qual o melhor lugar para instalar a cadeirinha no carro” é, sem dúvida, “o lugar do meio do banco da retaguarda”. Este é – teoricamente – dos lugares mais seguros, em grande medida pela maior distância aos possíveis locais de impacto externo. Porém, os impedimentos acima descritos e a maior dificuldade em colocar a criança na cadeirinha, levam a que esta posição seja pouco usada para colocar cadeirinhas (excepto, claro está, nos casos em que haja mais do que uma criança).
Em termos práticos, os obstáculos à instalação da cadeira-auto impedem muitas vezes a utilização desta posição. Essas dificuldades reflectem-se na baixa percentagem (7%) de uso desta posição.

O lugar atrás do “pendura” (1)

O lugar atrás do banco do “co-piloto” é a posição em que mais frequentemente os pais instalam a cadeirinha. A principal vantagem associada a esta opção é a maior segurança de se utilizar o lado do passeio para a criança entrar e sair do carro, evitando assim o perigo dos veículos que circulem na estrada.
E em relação aos airbags laterais? Note-se que, de acordo com a Academia Americana de Pediatria, não existem dados que sustentem que os airbags laterais representem um risco particular de ferimentos graves ou fatais para as crianças.
Uma das campanhas mais célebres da PRP tinha o seguinte lema “Comigo o miúdo vai sempre atrás”. Apesar de ser de 1987, este slogan continua actualíssimo e traduz bem o imenso consenso sobre a preferência que deve ser dada à instalação dos sistemas de retenção para crianças nos bancos da retaguarda.
O assento traseiro do lado do co-piloto é, sem dúvida, o preferido dos condutores portugueses para levar as crianças dentro do automóvel. Estima-se que percentagem de utilização desta posição seja de 57%.

3 pontos-chave a reter:

  • O banco da retaguarda é o local mais seguro para transportar uma criança;
  • O centro do banco traseiro é considerada a posição mais segura de todas. Contudo, se nesse lugar houver um apoio de braço, outro objecto destacável, ou qualquer outro impedimento, dever-se-á utilizar uma das posições laterais. (Neste caso é preferível que se utilize o lado do passeio.);
  • A criança só pode ser transportada no banco dianteiro se tiver menos de três anos e utilizar um sistema de retenção virado para a retaguarda; ou se tiver mais de três anos e o automóvel não dispuser de cintos no banco de trás, ou caso não tenha sequer este banco. Neste última situação, o banco do automóvel deve ser colocado na posição mais recuada que seja possível. Para além disso, quando uma criança circula numa cadeira de costas para a frente do veículo nunca deve ser colocada no lugar da frente de um automóvel que tenha um airbag activo.
Ah… E não se esqueça: a melhor cadeira-auto, mal instalada, mesmo no lugar mais seguro, continua a ser uma péssima solução!


Fontes:

© 2014 bybebé. Todos os direitos reservados.