terça-feira, 30 de junho de 2015

A Composição do Leite Materno

O leite materno é a melhor opção para todos os bebés. Contém todos os ingredientes para uma nova vida saudável. Não só proporciona alimento, como também apresenta benefícios, únicos para cada par mãe/bebé, ao nível do desenvolvimento e do sistema imunológico.
O leite materno está sempre a mudar e adapta-se às necessidades de um bebé em crescimento. O seu conteúdo altera-se durante o dia e ao longo dos meses.
Desde o início, é perfeito para o seu bebé.
O seu leite passa por três fases principais: Colostro, Leite de transição e Leite maduro.

Colostro

Durante os primeiros dias após o parto, a mulher produz um leite especial de aspecto espesso, pegajoso e amarelado. Apesar de ser produzido em quantidades muito pequenas, é perfeito para o seu recém-nascido.
Este leite especial chama-se colostro e contém grandes quantidades de anticorpos e factores de crescimento. Reforça o desenvolvimento do tracto gastrointestinal do bebé e os seus agentes anti-infecciosos actuam como uma primeira imunização.
O colostro tem um efeito laxante que ajuda o bebé a expulsar o mecónio (as primeiras fezes) e a prevenir a icterícia neonatal graças à eliminação de bilirrubina do intestino.

Leite de Transição

Durante as próximas duas semanas, o leite aumenta em quantidade e o seu aspecto e composição alteram-se. Diminui o conteúdo de imunoglobinas e proteínas mas, por outro lado, aumenta o de gordura e açúcares. Nesta altura, pode sentir o peito cheio, firme e pesado. Este ingurgitamento normal da mama da mãe, por vezes, chamado de "descida" do leite, pode ser aliviado com mamadas frequentes.

Leite Maduro

O leite maduro parece menos espesso e mais aguado que o leite de vaca, o que por vezes pode ser confuso. Mas contém todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável do bebé. O leite materno nunca é "demasiado fluído". O leite maduro muda durante uma única mamada de modo a satisfazer perfeitamente as necessidades do bebé.
O leite que flui no princípio da amamentação é baixo em gordura e rico em lactose, açúcares, proteínas, vitaminas, minerais e água. À medida que a mamada continua, o leite vai mudando e passa a ter mais gorduras e menos açúcares.

O que contém o leite materno?

Se pensarmos nos alimentos que comemos, encontramos 3 componentes principais:
  1. Proteínas
  2. Gorduras
  3. Hidratos de carbono
Tal como na nossa comida, existem ainda outros componentes.
Todos os leites de mamífero incluem estes 3 componentes principais, só que em quantidades diferentes. Por exemplo, o leite de baleia é extremamente rico em gordura, mas baixo em hidratos de carbono, enquanto o leite de vaca tem mais proteínas e menos hidratos de carbono que o leite humano. Isto mostra que o leite humano é concebido para bebés humanos, com a quantidade certa de todos os ingredientes.
Muitos dos componentes do leite materno possuem benefícios imunológicos únicos que ajudam a proteger o recém-nascido. Os anticorpos da mãe passam para o bebé e dão-lhe uma protecção adicional que apenas o leite materno pode dar.
Em suma, o leite materno é o alimento perfeito para o seu bebé, sendo a quantidade certa que de que ele precisa, com os ingredientes certos, à temperatura certa e oferece-lhe uma protecção adicional que nenhum outro leite pode dar.
Fonte: Medela

© 2014 bybebé. Todos os direitos reservados.