segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Dispositivos anti-rotação de cadeirinhas: "Top Tether" e "Perna de Suporte"

As cadeiras com isofix são encaixadas em duas âncoras instaladas no automóvel, mas requerem um terceiro ponto de fixação, ou apoio, para restringir a possibilidade de rotação em torno daqueles dois pontos de ancoragem.
Um dispositivo anti-rotação numa cadeira i-Size pode consistir numa precinta “Top Tether” ou numa "Perna de Suporte", e tem como propósito limitar a rotação do sistema de retenção (cadeira) em caso de impacto.

A precinta isofix "Top Tether" vai da cadeira à âncora (geralmente assinalada com a designação "Top Tether") e está equipada com um sistema de ajuste, um dispositivo de alívio de tensão e um conector isofix top tether.
Cadeira i-Size Bébé Confort AxissFix e localizações comuns do Top Tether
Apesar da localização das âncoras Top Tether no automóvel não ser uniforme, as localizações mais comuns são as seguintes:

  • Na base da bagageira
  • Atrás do encosto dos assentos traseiros
  • Na zona da chapeleira ou no tecto do veículo (atrás)

A maior parte dos novos veículos identificam os locais de ancoragem (semelhantes a umas argolas) com um rótulo top tether em que é visível o símbolo de uma âncora. Tenha em atenção pois, por vezes, a âncora para o Top Tether é confundida com outras argolas que servem para outros fins, como, por exemplo, suportar uma rede ou cobertura sobre os objectos que se transportam na mala. Estas argolas não tem capacidade para suster as forças envolvidas num impacto.
O melhor modo de se certificar que está perante uma âncora Top Tether é consultando o manual do seu automóvel. É usual os manuais dos automóveis terem uma secção sobre sistemas de retenção para crianças onde vem mencionada a existência (ou não) de âncoras isofix e a sua respectiva localização. Caso tenha dúvidas, pode deslocar-se à loja bybebé, caso resida na zona de Coimbra, ou contactar-nos por email e dar-lhe-emos a nossa ajuda de bom grado.

Para instalar bem uma cadeira com Top Tether é crucial garantir um correcto tensionamento da precinta. Para tal, deve-se escolher o percurso mais curto entre o topo da cadeira e o ponto de ancoragem. Por vezes é necessário remover o encosto de cabeça do banco do automóvel para permitir esse trajecto mais directo, sem quaisquer desvios, que assegura uma instalação mais justa em todas as situações.

O outro tipo de dispositivo anti-rotação existente, a Perna de Suporte (ou Perna de Apoio), está fixo à cadeira de modo permanente e proporciona a transmissão de esforços de compressão entre o sistema de retenção e a estrutura do veículo. A Perna de Suporte é regulável em altura, para se coadunar à estrutura do veículo e poderá ainda ser ajustável noutras direcções com o mesmo intuito.
Cadeira Cybex Sirona com as respectivas Pernas de Suporte



© 2014 bybebé. Todos os direitos reservados.