quinta-feira, 24 de julho de 2014

Como ler uma etiqueta ECE – um exemplo (Cybex Sirona)

Na parte traseira da cadeira está colocado um autocolante branco e cor de laranja. Na parte superior, na parte cor de laranja, aparece o acrónimo "ECE", seguido de "R44", o que significa que a cadeira está em conformidade com o Regulamento n.º44 da Comissão Económica para a Europa, das Nações Unidas. O número que se segue, "03" ou "04", indica a respectiva versão, ECE R44/03 ou ECE R44/04.

Etiqueta ECE da Cybex Sirona
1. – "ECE R44/04": Mostra o teste padrão para cadeiras de segurança automóvel para crianças de acordo com o regulamento R44. A versão mais recente (04) desta norma está em vigor desde 2006*. Todavia, os sistemas de retenção para crianças testados em conformidade com a versão anterior (ECE R44/03) ainda podem ser usados. Cadeiras com etiquetas que refiram o teste ECE R44/01 e ECE R44/02 já não podem ser usadas.

2. – "Universal ou Semi-universal": Isto mostra se a cadeira pode ser usada em todos os veículos (universal), ou se se exceptuam alguns veículos (semi-universal).
Universal: A cadeira foi homologada para todos os veículos que cumpram as normas ECE 14 e ECE 16, ou normas equivalentes.
Semi-universal: Neste tipo de homologação, para além das exigências da norma, são utilizados outros dispositivos de segurança para reter a cadeira e que exigem ensaios adicionais. (Por exemplo: alguns veículos proporcionam um espaço de armazenagem adicional no chão do mesmo que pode influenciar o comportamento do pé de apoio frontal utilizado em muitas cadeiras com isofix). Neste caso deverá ser verificada a compatibilidade entre a cadeira e o modelo específico do automóvel.
Ambas as categorias na etiqueta: Quando a cadeira é instalada através do sistema isofix e segura com o cinto de segurança do automóvel (ex.: a cadeira Pallas 2-fix da Cybex), é homologada apenas para veículos específicos. No entanto, este tipo de cadeiras podem ser instaladas universalmente quando são usadas sem o sistema isofix (que pode ser recolhido).

3. 0-18kg: O intervalo de peso da criança para o qual a cadeira foi homologada, ou seja o Grupo ECE (neste caso, a Cybex Sirona pertence ao Grupo 0+/1, ou seja trata-se de uma cadeira multigrupo). Grupo 0: 0-10kg (desde o nascimento até aos 9 meses aproximadamente); Grupo 0+: 0-13kg (desde o nascimento até aos 14 meses aproximadamente); Grupo 1: 9-18kg (desde os 12 meses aos 4 anos aproximadamente); Grupo 2: 15-25kg (4 – 7 anos aproximadamente); Grupo 3: 22-36kg (6 – 12 anos aproximadamente).

4. E1: Designa o país em que a homologação foi obtida (ex.: 1 = Alemanha, 2 = França, 3 = Itália, 4 = Holanda, 21 = Portugal).

5. 04301251: O número do teste. Os primeiros dois dígitos referem-se à versão do teste da norma utilizada. Estes dois dígitos deverão ser 04, ou pelo menos 03!
Etiqueta i-Size da 2WayPearl da Bébé Confort

*De notar, que apesar de em Julho de 2013 ter entrado em vigor uma nova norma, a ECE R129 (i-Size), a anterior legislação ECE R44 manter-se-á em paralelo. Isto significa que, por agora, as cadeiras-auto novas podem continuar a ser homologadas como ECE R44 e os consumidores podem continuar a utilizar produtos ECE R44 (04 ou 03).
As cadeiras aprovadas segundo o novo regulamento R129, como por exemplo a Bebé Confort 2WayPearl, podem ser reconhecidas pela designação "i-Size" na etiqueta. Adicionalmente pode-se encontrar com facilidade a indicação do intervalo de altura da criança para a qual a cadeira está homologada (na norma i-Size é dado mais ênfase à altura da criança). O resto da etiqueta é semelhante à etiqueta ECE R44.

Fontes: UNECE, Cybex, Bébé Confort e Maxi-Cosi

© 2014 bybebé. Todos os direitos reservados.