sexta-feira, 9 de maio de 2014

Conduzir Durante a Gravidez


É seguro conduzir quando se está grávida? Como colocar o cinto de segurança quando já tenho a barriga grande? 

Estas são algumas das questões que surgem às futuras mamãs. Mas é importante perceber que se trata de uma gravidez e não de uma doença, por isso, não há razão para mudar os hábitos, é apenas necessário tomar algumas precauções antes das viagens de automóvel.
- Coloque sempre o cinto mesmo em trajectos pequenos;
- Use o cinto de segurança na parte inferior do abdómen;
- Use a precinta diagonal posicionada lateralmente ao útero, entre os peitos;
- Se o cinto incomodar no pescoço, ajuste-o ou regule o banco para encontrar uma posição confortável. Verifique a posição do retrovisor e a distância que tem dos pedais;
- Mantenha os airbags porque são uma protecção extra;
- Regule o banco ao máximo, de forma a ficar sempre numa posição confortável em relação ao volante e ao espelho retrovisor.

Segundo um estudo realizado no E.U.A cerca de 6 a 7% das mulheres grávidas estão envolvidas num acidente de viação durante o período de gravidez; Há mais mortes de fetos por acidentes rodoviários do que mortes de crianças durante o seu primeiro ano de vida devido a acidentes de viação; O uso adequado de cintos de segurança por todas as mulheres grávidas preveniria aproximadamente 84% de todas as consequências adversas para o feto devido a acidentes de automóvel.

Com base nestes dados, o medo de prejudicar o feto, o desconforto que o cinto provoca ou o puro e simples esquecimento não devem servir de desculpa para não usar o cinto de segurança durante a gravidez.

“Se não usava o cinto de segurança habitualmente, use-o pelo seu filho.”

Fonte: American Journal of Obstetrics & Gynecology, Vol. 198, Issue 4, April 2008. “Fetal Outcome in Motor-Vehicle Crashes: Effects of Crash Characteristics and Maternal Restraint”

http://www.bebeconfort.com/fr-fr/magazine-bebe-confort/bebe-arrive/voyager-enceinte.aspx

© 2014 bybebé. Todos os direitos reservados.