terça-feira, 28 de janeiro de 2014

“A segurança responsável: No sentido inverso à marcha”


O Automóvel Club Portugal (ACP) e a Cybex, juntam-se, em colaboração com a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), para melhorar a segurança infantil no automóvel e estão a desenvolver a 2º Edição da campanha “A segurança Responsável” direccionada para a eficácia do transporte das crianças no sentido inverso à marcha. Para tal analisaram-se os hábitos de mais de 1.800 condutores e realizaram-se crash-tests de forma a averiguar qual o sentido mais seguro para transportar uma criança. Com esta experiência verificou-se que uma cadeira de Grupo 1, instalada no sentido contrário à marcha reduz os riscos de ferimentos graves, cerca de 75% quando comparado com uma cadeira utilizada no sentido da marcha.

Num primeiro estudo efectuado detectou-se que cerca de 46% dos inquiridos considera que é mais seguro transportar uma criança no sentido da marcha, 16% não sabe e apenas 31% afirma que o sentido contrário à marcha é realmente o mais seguro para a criança. Por esse motivo considerou-se fundamental realizar uma segunda campanha. Para tal, realizou-se um crash-test que demonstra o comportamento de uma cadeira do Grupo 1 colocada no sentido inverso à marcha e outra no sentido da marcha.

No sistema de retenção para crianças orientado no sentido da marcha, a cabeça da criança desloca-se para a frente submetendo o pescoço a forças extremas.

No impacto frontal com a cadeira no sentido contrário à marcha todas as zonas críticas ficam melhor protegidas. Todas as forças geradas no impacto distribuem-se de forma mais homogénea nas costas, cabeça e pescoço.

Após a análise do crash-test, recomenda-se o transporte das crianças sempre numa cadeira orientada no sentido contrário à marcha até pelo menos os dois anos de idade, ou até a recomendação dos fabricantes da cadeira em uso. Atrasando, sempre que possível, a mudança para o próximo grupo de peso.

Proteja sempre o seu bebé!

Fonte:  Automóvel Club Portugal (ACP); Cybex Portugal; Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP)

© 2014 bybebé. Todos os direitos reservados.