quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O Natal é dos mais pequenos



O Natal é uma das épocas mais desejadas pelos mais pequenos e uma altura muito especial do ano. Quando existem crianças todos as querem agradar e mimar com o que mais precisam e desejam. 

Mas o Natal é muito mais do que a celebração dos presentes, é uma época de partilha e de amor. Não devem ser esquecidos aqueles que nunca viveram esta época festiva e onde um pequeno mimo ou um sorriso são a melhor prenda que poderiam receber. Por isso, é importante transmitir esses valores e explicar realmente o significado de Natal aos pequenotes.

O Natal é comemorado no dia 25 de Dezembro, mas segundo a tradição do nosso país começa a ser celebrado no dia antes, durante a ceia de Natal. É neste dia que se espera ansiosamente pela Meia-noite e pela chegada do Pai Natal para a festa de abertura dos presentes.

No dia de Natal é celebrado o nascimento de Jesus. Segundo a história, nesse dia ocorreu uma grande explosão estrelar que resultou na imagem da estrela de Belém. Os três Reis Magos (Belchior, Baltasar e Gaspar) foram guiados por essa estrela até ao local onde nasceu Jesus, oferecendo ouro, incenso e mirra. Este episódio foi imortalizado pelos presépios, que até aos dias de hoje são criados durante esta época do ano. Francisco de Assis, em 1224, tomou iniciativa de montar o primeiro presépio e a desde então essa tradição tem-se mantido em todo o mundo.

Outro símbolo muito importante desta época festiva são as árvores de Natal. Esse ritual foi criado pelos pagãos, que durante o inverno enfeitavam as casas com folhas de árvores ainda verdes para alimentar a esperança da chegada da Primavera. Para os religiosos, a árvore de Natal, toda verde, é sinal de vida, enquanto as bolas penduradas significam os frutos oferecidos por Jesus ao povo e as velas representam a presença de Cristo como Luz.

O momento de criar a árvore de Natal é inesquecível para as crianças; a troca de ideias com os pais, a decoração cada vez mais original e única de ano para ano, e o resultado final são memórias que ficam para sempre. 

São estas histórias, contos e lendas espalhadas por todo o mundo que ajudam os mais pequenos a compreender um pouco mais a importância deste dia e que o tornam num verdadeiro encanto.

© 2014 bybebé. Todos os direitos reservados.