sexta-feira, 29 de novembro de 2013

EnCante o seu bebé


Quer aumentar o desenvolvimento da fala e da linguagem do seu bebé? Sempre que tenha oportunidade fale e cante para ele. Por incrível que pareça os bebés enquanto estão no útero reconhecem a voz da mãe e vários estudos têm demonstrado que os batimentos cardíacos do bebé acalmam ao som da voz da sua mãe.

Assim sendo, é realmente importante falar com o seu bebé todos os dias e incentivar o seu parceiro também a falar com ele. Pode também comunicar com o bebé a cantar, para que ele interaja consigo. Se repetir sempre a mesma música o bebé vai começar a reconhecer a melodia e depois, quando nascer, se lhe cantar a mesma canção, o bebé já vai estar familiarizado com a melodia.

Um estudo finlandês publicado recentemente revelou que os bebés são capazes de aprender ainda dentro da barriguinha da mãe e que os efeitos dessa aprendizagem permanecem no cérebro por um longo período de tempo.

Os investigadores forneceram um CD com a melodia de uma música a 12 mulheres que passavam por uma gravidez sem complicações, estas deveriam colocar a música a tocar, em volume alto, pelo menos cinco dias por semana durante os três últimos meses da gravidez.

Logo depois do parto, analisou-se a reacção desses bebés a duas versões da mesma música: uma delas com algumas notas modificadas, a outra, inalterada. Outros doze bebés que nunca haviam sido expostos à melodia também participaram na experiência como grupo de controlo.

Ao analisar a atividade cerebral por meio de sensores colados na pele dos bebés, os cientistas descobriram que as crianças do primeiro grupo apresentavam uma resposta muito mais forte à música original do que o grupo de controlo. Quando repetiram a experiência quatro meses depois, o resultado foi o mesmo. Concluíram, assim, que a melodia se tornou uma memória de longa duração.

O estudo foi deveras importante, porque mostrou que, quanto mais o bebé havia sido exposto à música no útero, maior era sua actividade cerebral em resposta à nova audição e crianças expostas a músicas durante a gravidez são capazes de reconhecer a melodia mesmo alguns meses depois do parto. O resultado indicou ainda que o cérebro do bebé é capaz de guardar memórias de longo prazo adquiridas ainda dentro do útero materno, o que contribui para a aprendizagem da linguagem.

Por isso…Cante e encante o seu bebé :) 

© 2014 bybebé. Todos os direitos reservados.